Jornada AS IS
Mapeamos a jornada atual de dois tipos de modelos de venda, com o propósito de unificá-los trazendo benefícios e ampliando relações para os profissionais e o negócio.
🏆 2019 - Brasil Desing Awards Categoria Design de Serviços ︎︎︎
Service Design
Mapeamento da jornada atual
2018 - Natura
🏆 2019 - Brasil Desing Awards Categoria Design de Serviços ︎︎︎
Service Design
Mapeamento da jornada atual
2018 - Natura


Meu papel
Nesse projeto participei de todas as etapas do processo de design, em conjunto com os designers Carlos Santana - UX Designer e Maurício Goes - Service Designer e Barbara Villar - Head UX.
Minhas colaborações no processo:
✳ Kickoff com stakeholders
✳ Planejamento do projeto
✳ Segmentação do público
✳ Recrutamento
✳ Problematização
✳ Roteiros
✳ Análise de insights
✳ Apresentações e sintetização
✳ Materilização da jornada
Cuidado que ultrapassa gerações
Do modelo de vendas tradicional presencial, para híbrido e o futuro 100% online a mesma dedicação

Contexto
Esse projeto surgiu da necessidade de mapear a jornada atual das profissionais de vendas que atuavam de duas formas distintas: o presencial e o online.
Entretanto a partir do ano seguinte esses modelos seriam unificados com o propósito de gerar melhorias ao modelo de vendas.
Ao longo do projeto conversamos com diversas pessoas e trouxemos seu contexto de vida, suas dores e suas perpectivas de futuro.
Problema
Tornar a unificação dos modelos mais confortável para as profissionais mais antigas e as futuras, e que gradualmente o modelo seja rentável, aumentando seus benefícios, gerando mais segurança e lucrativodade para as profissionais.
Projeto realizado em 2019.
Projeto realizado em 2019.

Entrevistas em produndidade

Estrutura das Jornadas

Workshop com stakeholders
Planejamento
Idealizar: Segmentação, recrutamento e entrevistas
Materializar: Análise das descobertas e insights
Concretizar: Desenho das jornadas, apresentação em forúm e documentação
Duração: 3 mesesMaterializar: Análise das descobertas e insights
Concretizar: Desenho das jornadas, apresentação em forúm e documentação
Durante o projeto, foram feitos alinhamentos prévios com os stakeholders de diversas áreas da organização, onde foram tomadas decisões estratégicas a cada descoberta
Entrega
✳ 5 jornadas
✳ 5 personas
✳ Direcionamentos para experimentos rápidos
✳ Insights para jornada futura
✳ Visibilidade sobre a rede de vendas
✳ Apontamentos de conexão com os produtos digitais da marca
✳ Direcionamento para ampliação da equipe de UX Design

Jornada impressa
Ganhos mútuos
Público-alvo
O projeto promovu a inclusão digital e bancarização de suas profissionais, que passaram a contar com uma conta bancária digital gratuita, com serviços bancários básicos, crédito pessoal e maquininha de cartão para receber o pagamento dos clientes com mais comodidade e segurança.
Empresa
Visibilidade sobre os diversos contextos das profissionais de vendas, a ampliação do núcleo de UX design para cuidar de cada jornada e etapas com mais fricção.
Gostou?
Para informações mais aprofundadas entre em contato comigo pelo: oi@loraki.com.br
Projeto entregue em 2019, seu detalhamento é confidencial não divulgue.
Créditos: Photo by And Babour Pexels.