Jornada AS IS

Mapeamos a jornada atual de dois tipos de modelos de venda, com o propósito de unificá-los trazendo benefícios e ampliando relações para os profissionais e o negócio.

🏆 2019 - Brasil Desing Awards Categoria Design de Serviços ︎︎︎

Service Design
Mapeamento da jornada atual
2018 - Natura



Meu papel



Nesse projeto participei de todas as etapas do processo de design, em conjunto com os designers Carlos Santana - UX Designer e Maurício Goes - Service Designer e Barbara Villar - Head UX.

Minhas colaborações no processo:

✳ Kickoff com stakeholders
✳ Planejamento do projeto
✳ Segmentação do público
✳ Recrutamento
✳ Problematização
✳ Roteiros
✳ Análise de insights
✳ Apresentações e sintetização
✳ Materilização da jornada




Cuidado que ultrapassa gerações


Do modelo de vendas tradicional presencial, para híbrido e o futuro 100% online a mesma dedicação







Contexto



Esse projeto surgiu da necessidade de mapear a jornada atual das profissionais de vendas que atuavam de duas formas distintas: o presencial e o online.
Entretanto a partir do ano seguinte esses modelos seriam unificados com o propósito de gerar melhorias ao modelo de vendas.

Ao longo do projeto conversamos com diversas pessoas e trouxemos seu contexto de vida, suas dores e suas perpectivas de futuro. 


Problema



Tornar a unificação dos modelos mais confortável para as profissionais mais antigas e as futuras, e que gradualmente o modelo seja rentável, aumentando seus benefícios, gerando mais segurança e lucrativodade para as profissionais.

Projeto realizado em 2019.



Entrevistas em produndidade




Estrutura das Jornadas


Workshop com stakeholders


Planejamento



Idealizar: Segmentação, recrutamento e entrevistas
Materializar: Análise das descobertas e insights
Concretizar: Desenho das jornadas, apresentação em forúm e documentação
Duração: 3 meses

Durante o projeto, foram feitos alinhamentos prévios com os stakeholders de diversas áreas da organização, onde foram tomadas decisões estratégicas a cada descoberta

Entrega



✳ 5 jornadas
✳ 5 personas
✳ Direcionamentos para experimentos rápidos
✳ Insights para jornada futura
✳ Visibilidade sobre a rede de vendas
✳ Apontamentos de conexão com os produtos digitais da marca
✳ Direcionamento para ampliação da equipe de UX Design





Jornada impressa



Ganhos mútuos

Público-alvo


O projeto promovu a inclusão digital e bancarização de suas profissionais, que passaram a contar com uma conta bancária digital gratuita, com serviços bancários básicos, crédito pessoal e maquininha de cartão para receber o pagamento dos clientes com mais comodidade e segurança.

Empresa


Visibilidade sobre os diversos contextos das profissionais de vendas, a ampliação do núcleo de UX design para cuidar de cada jornada e etapas com mais fricção.




Gostou?
Para informações mais aprofundadas entre em contato comigo pelo: oi@loraki.com.br


Projeto entregue em 2019, seu detalhamento é confidencial não divulgue.
Créditos: Photo by And Babour Pexels.