Horas de vôo ?
Considero minha experiência profissional resultado de muitas horas destinadas a trocas e aprendizados em diversos tipos de projetos. 


Abaixo compartilho 3 atributos essenciais no meu processo de criação: visão holística, consistência e observação todos adquiridos ao longo de 14 anos de horas de vôo. 



1. Visão holística ︎︎︎


Idealizar,materializar e concretizar



Ter domínio do que está sendo projetado é ter um caminho seguro a seguir, aprendi ao longo dos anos na prática a importância de acompanhar cada etapa do projeto, isso me desenvolveu como profissional e abriu minha visão sobre o todo. Meu trabalho não começa só em determinada etapa.

Com base nisso me asseguro em buscar a visão holística em todos os projetos, para que eles sejam consistentes. 
Idealizar, materializar e concretizar são meus direcionadores* com eles consigo estabelecer um caminho, onde consigo entender o problema ou idéia, desenhar e testar a solução e por fim finalizo o produto para ser desenvolvido.

Processo aplicado no projeto App Mindfulness ︎︎︎ 


*Processo baseado no Duplo Diamante, sempre envolvendo equipes heterogêneas, usuários e stakeholders.



2. Consistência ︎︎︎



Desenhar produtos não começa no software


Desenhando interfaces a 14 anos sempre me preocupei com a consistência dos projetos. Além da documentação final com a biblioteca de assets, interfaces, casos de uso e protótipos.

Sempre me pergunto: Como esse produto vai se comportar sozinho depois da entrega?

Antes de migrar para design digital em 2012 trabalhei como designer gráfica e desenvolvi projetos de branding*, hoje vejo como essa experiência me ajudou a complementar meu processo de materalização. Não existe uma regra, aqui compartilho alguns exercícios que considero antes de chegar ao software:

- Conteúdo*: Qual a linguagem verbal devemos utilizar para nos conectar com nossos usuário?
- Representatividade: O produto é um espelho devemos pensar nos artefatos visuais, fotos, ícones e ilustrações
- Aplicações: Desenhar os componentes pensando como eles podem ser utilizados fora do produto
- Legibilidade: Formas, tipografia, escala miníma e espaço de respiro para boa leitura
- Ambiente: Onde será utilizado o produto, ambientes muito claros ou escuros?

E a lista só cresce ... a consistência as vezes é sutil e os detalhes contam e fazem toda a diferença na etapa de concretização.

Conceito aplicado no projeto Site Golden ︎︎︎ 


*Em 2011 tive a oportunidade de desenhar a marca ZOOM︎︎︎ comparador de preços. 
*Parceria com Ux writers para aprimoração da linguagem verbal.




3. Observação ︎︎︎



Boas soluções não nascem do dia para noite


A observação e a experimentação nem sempre estão mapeadas no planejamento dos projetos, mas são ações fundamentais para nossa qualidade de vida e dos projetos. Depois que aprendi como utiliza-las aplico em todas as etapas de design, seja para desenhar uma interface até para preparar um workshop. 

No momento que você abre um sofware, inconscientemente você se sente na obrigação de finalizar o que está fazendo, e com isso nos privamos do direito de experimentar e exercitar a criatividade. Durante o momento de experimentação podemos rever a pesquisa, escutar as entrevistas novamente, folhear uma revista, desenhar no papel possibilidades, entre erros e acertos vamos compondo a solução.

Observar e dialogar com os usuários, partindo da troca, seja ele interagindo com os protótipos ou um papo aberto, é outro momento rico para a etapa de materização. Não o interrompa, observe e pratique a escuta, anote ideias, preste atenção em suas expressões, peça para ele ajudar a desenhar as soluções.  

Além dos passos acima, uso o conselho que um amigo designer compartilhou, “se dê uma pausa e uma boa noite de sono. E quando você acordar conseguirá pensar com mais clareza e em poucas horas você consegue se organizar”.

Conceito aplicado no projeto App Beauty ︎︎︎